sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O PT do Maranhão não tem de inventar mais nada. Quem quiser ficar na estratosfera, fique”, afirma Lula

O PT do Maranhão não tem de inventar mais nada. Quem quiser ficar na estratosfera, fique”, afirma Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou ontem (10) um recado duro e direto para o PT do Maranhão: os companheiros precisam fazer política com pragmatismo e fechar as alianças necessárias para vencer as eleições e poder governar. Lula não disse claramente mas, nas entrelinhas, deixou claro que quer o partido em 2010 alinhado com o PMDB da governadora Roseana Sarney.
“O PT já tem uma história no Maranhão. O PT não tem que inventar mais nada, o PT já sabe da sua força no estado. Portanto, o PT não tem que ficar sonhando com o que ele não tem. Tem que imaginar o que ele tem, é a partir da realidade. Quem quiser fazer política com o pé no chão, faça. Quem quiser ficar na estratosfera, fique”, disse, numa suposta referência à ala radical comandada pelo deputado Domingos Dutra.

O presidente disse ser “muito pragmático em política”. “Aprendi a ser pragmático em política, porque quando você chega à Presidência da República, você tem que construir a maioria. E aí você não acha, você não pensa, você não imagina; você faz ou não faz. Aí, quando eu quero votar um projeto de lei, eu tenho que saber se eu tenho os votos necessários para votar, e eu tenho que conversar com todos os deputados, porque o voto não é ideológico. Um deputado de direita tem o mesmo voto que um deputado de esquerda, um deputado que foi eleito com 3 mil votos tem o mesmo voto de um deputado que foi eleito com 1 milhão de votos e, portanto, você tem que conversar com quem tem voto”, explicou.

Ele assegurou que “não se trata de ter amigos ou não ter amigos, ter afinidade ideológica ou não ter afinidade ideológica. Trata-se do pragmatismo da governança”.

E completou: “Isso vale para mim na política e vale para cada um de vocês na casa de vocês. Vocês só conseguem dar para o filho de vocês o resultado do salário que vocês trabalham. Vocês não podem dar tudo o que vocês querem dar, vocês dão o que podem. E assim que é a lógica da vida. E, por isso, eu sofro menos, porque faço as coisas com muita realidade. Eu, para sonhar, eu sonho quando eu me deito. Acordado, eu gosto de fazer as coisas com os olhos abertos para não me iludir.”

Comentário meu: O recado do presidente foi para todos os petistas do Maranhão, inclusive os açailandenses. Com a vitória de Monteiro na eleição dos petistas e o recado do presidente Lula, estaria se consolidando uma aliança PT/PMDB no Estado. Então é bom o eleitor açailandense já ir se acostumando com o palanque montado pelo vice-prefeito de Açailândia Antonio Erismar (PT) e Gleide Santos (PMDB), claro, com o vice de Ildemar que é do PSDB, pedindo voto para companheira Roseana Sarney (PMDB). Essa junção de siglas confunde, com certeza, o eleitor, mas é essa a dinâmica da política.

Nenhum comentário: