terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Donos de cartórios, agora só através de concurso

Desde a constituição de 1988, só pode ser dono de cartório quem passar no concurso. No Maranhão, a regra não vinha sendo cumprida e os antigos titulares estariam se negando a entregar os livros onde são registradas as escrituras, para os novos donos, que passaram no concurso feito pelo Tribunal de Justiça.

Em Timon a nova dona do cartório entrou na Justiça nesta terça-feira (12), para tentar uma liminar, e assim, conseguir ter acesso aos livros de registro, que estão em poder do antigo dono.

Em Açailândia o cartório do 2º oficio passará a funcionar em novo endereço e agora sob a tutela de um novo dono, que como manda a lei, é concursado.

O Cartório do 2º oficio funcionava no prédio da Cinal Imobiliária, localizado na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no centro da cidade, e desde sua fundação era dirigido por Creusa Quintal, esposa do empresário do ramo imobiliário.

O novo dono do cartório, que é concursado, já começou a realizar várias mudanças, inclusive o endereço – o 2º ofício funcionará em um prédio comercial onde antes funcionava a empresa Kadima Telecomunicações.

O Cartório do 1º de ofício de propriedade da família Sampaio, também desde a sua fundação, não deverá mudar de dono. Informações dão conta que a proprietária Ester Sampaio, atendeu as exigências da nova Lei.

Nenhum comentário: