sexta-feira, 29 de março de 2013

O agronegócio já é uma realidade em Itinga

agronegóc..

Itinga do Maranhão - Com uma área de 3.590,03Km2, e cerca de 24 mil habitantes, o município de Itinga conta com excelente topografia para mecanização, solo de qualidade, clima ideal, estação de chuvas regulares, tudo isso aliado a uma excepcional localização no que se refere a logística e escoamento da produção faz com que se torne viável o cultivo de grãos, especialmente o milho, que já começa a gerar dividendos para alguns investidores do agronegócio.

Com o fim do ciclo madeireiro, a produção agrícola desponta como nova alternativa de crescimento e geração de empregos, melhorando a distribuição de renda e diminuindo a desigualdade social.

Esse ano aumentou o investimento nos plantios de milho e o município deverá contar com elevada produção no período da colheita. A Fazenda Boa Esperança, de propriedade do agropecuarista José Gonçalves, é um exemplo da produtividade oferecida pelo sol itinguense. Na safra 2011/2012 ele plantou 270 hectares e teve uma produtividade de 110 sacas por hectare, o que corresponde a uma colheita de quase três mil sacas. O exemplo foi seguido por vários outros investidores e esse ano o município deverá contar com uma grande colheita.

Segundo o agropecurista José Gonçalves, o investimento só foi possível graças a infraestrutura oferecida pela administração municipal, no que diz respeito a implantação das pontes e a manutenção das estradas, o que facilita o escoamento da produção.

Agricultores recebem sementes para o plantio

A administração municipal sempre dispensou atenção especial à comunidade ruralista do município de Itinga do Maranhão e através da Secretária Municipal de Agricultura dado toda a assistência necessário ao homem do campo com a implantação de programas fundamentais para o desenvolvimento da produção agrícola no município.

O Programa Semeando, desenvolvido em parceria com a SAGRIMA, que consiste na distribuição de sementes de voa qualidade, no sentido de melhorar a produção de grãos no município. O programa visa também a capacitação dos agricultores, incentivando-os a produzirem suas próprias sementes.

De acordo com o secretário de Agricultura, Lula caldas, o município de Itinga possui também uma pecuária expressiva com cerca de 130 mil cabeças e uma agricultura familiar de porte, representada por 29 projetos de assentamentos e agora ingressa no seleto quadro de agricultura empresarial. Esse ano foi distribuído aos assentados para plantio sete toneladas de sementes, sendo quatro de milho, uma de arroz (tipo sertanejo) e duas de feijão (tipo cauapi). Os assentamentos beneficiados foram: 50 Bis, Bandeirantes, Casas brancas,Água Fria, Carote, Nova Vitória, Santa Helena, Santa Isabel, Novo Mundo Rural, Alto Alegre do Ipuí, Santa Luzia, Arara Azul, Maranhão do Sul, Ipanema, Bom Sossego, Nova Esperança, Nova Canaã, Horizonte Azul, Vavalândia e João Paulo.

Nenhum comentário: