quarta-feira, 5 de junho de 2013

Festa de Aniversário de Açailândia movimenta economia local e regional.

LOGO acai-folia

Açailândia - O 32º Aniversário do Município de Açailândia, o Açaí Fest, tem como principal atração na programação deste ano o Açaí Gospel com a apresentação do padre cantor Antonio Maria e a banda gospel Som e Louvor – para a tradicional micareta denominada de Açai Folia os foliões vão se divertir embalados pelas as bandas Axerife, Psirico, Chicabana, Parangolé, Saiddy Bamba, Babado Novo e outras atrações locais na extensa programação deste ano.

O Açaí Fest está movimentando muito a economia local e regional - A rede hoteleira da cidade é um exemplo disso e já comemora o número de leitos ocupados no período em que acontece o evento, registrando ocupação de 100% dos apartamentos disponíveis para os dias das festividades.

acai-gospel baile cóp..

“Devemos esses números aos eventos que acontecem em Açailândia durante toda a programação de comemoração ao aniversário da cidade, como o Jornada cultural, arraial municipal, Açaí Gospel e Açaí Folia, que traz para a cidade milhares de turistas das várias cidades do Maranhão e outros estados”, declara satisfeito um comerciante da rede hoteleira.

Quem também comemora o sucesso do evento são os donos de restaurantes, supermercados, lojas e academias, que vêem o seu movimento praticamente dobrar no período em que se comemora o aniversário da cidade.

arraial

De acordo com o presidente da ACIA – Associação Comercial e industrial de Açailândia, Gildásio Silva Alcântara, a popularidade do evento, conhecido em todo norte e nordeste contribui significativamente também com o aumento da economia informal, pois vendedores ambulantes e barraqueiros se instalam ao entorno do circuito do Açaí Folia, e ao longo da programação pode trazer muito mais benefícios para a nossa economia”, garante.

De acordo com o Secretário de Industria, Comercio e turismo do município, Nelson Bragato, o carnaval fora de época, mobiliza um novo perfil de turistas que vêm primeiramente motivados pelo ritmo das percussões das bandas baianas e depois viram turistas fiéis que voltam ao Açaí Folia atraídos pela hospitalidade e o “calor” da nossa gente.

O Açaí Folia atração principal da comemoração dos 32 anos de emancipação política do município é uma carta de apresentação da cidade e quem vem curtir o evento sempre acaba voltando, e quem volta ou vem pela primeira vez não poupa dinheiro para se divertir.

Segundo um levantamento feito pelos organizadores do evento, o público de entretenimento que vem para Açailândia gasta, em média R$ 200,00 por dia e ficam em torno de três dias na cidade.

Apostar em eventos como este, é investir na cadeia econômica do Município, haja vista, este ser um ramo que envolve dezenas de atividades e movimenta o setor de transporte, incluindo táxi, moto táxi e aluguel de carros, além do comércio local.

A promoção deste evento que é um dos maiores no segmento de lazer no Maranhão movimentando no município, cifras que ultrapassam a casa dos 15 milhões ao ano, além de trazer turistas da região Tocantina, Norte e Nordeste.

Os três dias de evento também mobilizam mais mil postos de trabalho na cidade entre empregos diretos e indiretos.

Para celebrar o 32º aniversário da cidade, foram contratados grupos top’s de axé do Brasil. E, para receber as bandas do ritmo baiano, os organizadores prepararam uma super estrutura. O corredor da folia foi dividido em arquibancadas, blocos e camarotes, além de praça de alimentação, bares, instrumentos de segurança e primeiros socorros.

Para atender a demanda dos foliões serão instalados inúmeros banheiros químicos espalhados por todo o espaço onde acontecerá o evento, pois o Açaí Folia já é considerado uma festa do porte dos grandes centros.

Programação do Açai Fest

02 /06 – Motorada 08h - Saída da Praça do Mercado – término na Vila Ildemar;

03 a 06/06 – SEMANA CULTURAL – (Praça do Mercado)

03/06 – PRIMEIRO DIA – SEGUNDA FEIRA - Das 18h ás 00h

  ABERTURA OFICIAL DO AÇAI FEST

  Discurso da Prefeita Municipal

  Queima de Fogos

  Apresentação da Banda dos Desbravadores

  Apresentações culturais

  Feira de Artesanato

  Praça de Alimentação

  Apresentação Musical – Bandas de MPB e Sertanejo

04/06 – SEGUNDO DIA – TERÇA FEIRA - Das 18h ás 00h

o    Feira de Artesanato

o    Praça de Alimentação

o    Apresentações culturais

Recital poético – Grupo Cordão de Teatro

 Lançamento do Livro “Há culpa nos olhos” de Xico Cruz Apresentação da peça teatral “O AUTO DA RODOVIA”

Bandas de Forró pé de Serra – Grupos Essenciais do Forró e Açaí no Forró;

05 e 06/06 – AÇAI GOSPEL – (Praça do Mercado)

05/06 – TERCEIRO DIA – QUARTA FEIRA - Das 18h ás 00h

o    NOITE EVANGÉLICA – Banda Som e Louvor

o    Feira de Artesanato

o    Praça de Alimentação

o    Apresentações Culturais

06/06 – QUINTO DIA – QUINTA FEIRA

Manhã

Corrida João Mariquinha – Saída 7:30h  do Bairro

Barra Azul e chegada na Praça da Bíblia.

Câmara Municipal - Posse dos Conselheiros Tutelares 9:30h

NOITE CATÓLICA

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS – 19H NA IGREJA MATRIZ DE SÃO FRANCISCO

SHOW DO PADRE ANTÔNIO MARIA

Feira de Artesanato

Praça de Alimentação

07 a 09/06 – AÇAI FOLIA – (Av. José Reinaldo Tavares – Vila Ildemar)

12/06 – BAILE DOS CASAIS – (Praça da Juventude – Jardim Glória III)
21 a 24/06 – ARRAIAL MUNICIPAL – (Praça do Mercado).

2 comentários:

Vera disse...

Realmente o Açai Fest está sendo shou,parabénizo a minha eterna professora Eulália juntamente com algumas pessoas da sec municipal de Cultura. Só percebi uma coisa pq o Locutor não fala na equipe da cultura, so fala na comunicação e no sec de cultura que vem uma vez ou outra pra açailândia, o povo persebe não somos trouxas.

Raimundo disse...

Parabéns Eulalia pelo seu desenpenho na cultura do nosso Municipio, só falta ser reconhecida.