quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Multas aplicadas pelo IBAMA em madeireiros de Buriticupu e Santa Luzia já ultrapassam R$ 4,5 milhões

Até o momento 27 “Serrarias Clandestinas” foram desmontadas e 4.693m³ de madeira beneficiada e em toras foram apreendidos.

DSCN2148Santa Luzia – Agentes ambientais federais do IBAMA estão percorrendo as Terras Indígenas (TI) Alto Turiaçu, Awá, Caru e Araribóia, além de toda a Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi por conta da operação Hiléia Pátria, cujo objetivo é coibir o desmatamento ilegal em áreas protegidas federais na Amazônia.

No estado já são 27 serrarias desmontadas e 4.693m³ de madeira beneficiada e em toras apreendidos. As multas aplicadas até o momento chegam a quase R$ 4,5 milhões. A operação ocorre simultaneamente em Rondônia, Pará, Amazonas e Mato Grosso.

No Maranhão, a operação combate também às serrarias ilegais, pois elas beneficiam a madeira extraída ilegalmente e a distribuem para os estados do Nordeste. Em Buriticupu, polo madeireiro do estado, mais uma serraria foi apreendida ontem (09/09/13).

DSCN2425

Serraria encontrada desmontada na mata.

O equipamento foi encontrado desmontado escondido em um matagal próximo ao povoado VARIG, distrito de Bom Jardim.  Desmontar e esconder serrarias são uma prática recorrente dos infratores em períodos de fiscalização ostensiva. Somente nos últimos 40 dias, quatro foram encontradas pelos agentes do IBAMA.

Geralmente, os proprietários dessas máquinas não aparecem para buscar seus equipamentos, pois trabalham na ilegalidade. Não basta estar com as licenças em dia, é necessário também que a madeira utilizada tenha origem legal, um complementa o outro, explica a coordenadora da “Hiléia Pátria” no Maranhão, Rosa Arruda Coelho.

Destino

As 27 serrarias apreendidas até o momento na operação foram transportadas para o Horto Florestal da capital. A seguir, passarão por julgamento administrativo que decidirá pelo perdimento ou não dessas máquinas. A madeira apreendida será toda doada.  De acordo com o que estabelece a Instrução Normativa – IN 28, de 08/10/2009/IBAMA, órgãos e entidades públicos ou entidades sem fins lucrativos e de caráter beneficente poderão ser donatários.

Várias prefeituras já demonstraram interesse em receber madeira, elas deverão formalizar o pedido com o respectivo projeto de interesse social junto à Superintendência do IBAMA em São Luís/MA.

Apóiam o IBAMA nesta operação o Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade (ICMBIO), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/MA) e o Exército Brasileiro.

Com informação da ASCOM/IBAMA

Nenhum comentário: