sexta-feira, 23 de maio de 2014

Prefeita Gleide Santos implantará em Açailândia o Plano Municipal de Saneamento Básico e determina uma ampla reforma e ampliação do Mercado Público.

DSC_0051DSC_0063DSC_0086

Açailândia -  Dois importantes temas e de altíssima relevância para o município de Açailândia foram traçados e definidos na tarde desta quinta-feira (22), no gabinete da prefeita Gleide Santos (PMDB) – O primeiro trata-se das diretrizes para implantação de um vasto Plano Municipal de Saneamento Básico, projeto nunca antes idealizado na história política da cidade do ferro. O outro, na mesma escala de importância é a transformação do mercado público do município, em espécie de shopping popular – Com obra prevista para ser iniciada nos próximos dias, o mercado público de Açailândia será totalmente repaginado e receberá a estrutura de dois pavimentos, podendo acondicionar com muito mais espaço, conforto e garantia de higiene, centenas de comerciantes locais.

Para a equipe da ASPLAN – Assessoria Especial de Planejamento do Município de Açailândia, esses temas precisam ser tratados como prioridade, com muito cuidado e, principalmente, com muito carinho, como determinou a prefeita Gleide Santos, pois desde o início desses dois projetos foi realizada várias pesquisas de opinião junto à população através de consultas e visitas, e foi possível detectar o grau de carência que o município tem na área de saneamento básico e o quanto a população almeja por um mercado público digno de uma cidade do porte de Açailândia.

Após essas pesquisas as equipes de trabalho da ASPLAN realizaram um termo de referência com uma analise previa da situação e preparou os relatórios com os principais pontos que carecem de um olhar mais atento e certa urgência em sua implantação, e em seguida esses relatórios foram encaminhados à prefeita Gleide Santos, que prontamente autorizou o seguimento dos projetos.

Plano Municipal de Saneamento Básico

A arquiteta Lenise Paulussen, em entrevista disse que, o termo de referência, que é um tipo de manual de como deve ser feito o Plano Municipal de Saneamento, é um trabalho bem complexo – É uma espécie de Plano Diretor, que engloba os quatro pilares do SANEAMENTO BÁSICO como o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e o manejo de resíduos sólidos.

Segundo Lenise, esse é um plano participativo, onde haverá uma grande mobilização com a população da cidade, com a realização de audiências públicas, onde serão ouvidos os anseios da sociedade, pois ás audiências públicas funcionam, e cada um dos munícipes sabe onde estão localizados os maiores problemas do seu bairro ou da sua rua.

“As audiências públicas funcionarão como um espaço de voz para as pessoas reivindicarem as melhorias necessárias para que Açailândia possa melhorar ainda mais em termos de saneamento básico, questão fundamental para a saúde pública da população, pois, para cada 1 um real investido em saneamento básico equivale a 4 quatro reais economizados na saúde pública”, relatou a arquiteta.

Com a criação desse plano de Saneamento Básico, o município terá acesso aos financiamentos e recursos do governo federal para estas áreas, mas o que é mais importante não é só viabilizar esses recursos que estão disponíveis no governo federal; o mais importante é poder proporcionar uma melhor qualidade de vida para toda população, que vem sofrendo desde a sua criação, a falta desse tipo de política pública, deixa de lado por muitos políticos arcaicos e retrógrados que se limitam a fazer somente obras que podem ser vistas a olho nu e que possam se transformar em votos.

Novo Mercado Público Municipal

O Secretário de Infra Estrutura e Urbanismo, Dr. Wagner Nascimento, disse que, com relação ao mercado municipal, o próximo passo é fazer a licitação como manda lei, com uma empresa definida para o trabalho, para que assim prefeita Gleide Santos, no dia do aniversário da cidade, faça o anúncio oficial desse grande empreendimento a ser realizado na cidade, e já como uma obra licitada para execução. “Estamos trabalhando para que isto aconteça, e a nossa prefeita possa anunciar a execução desta importante obra”, disse.

Com informações de josinaldosmille@hotmail.com - 2682/11-J

Nenhum comentário: