sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Agentes de saúde de Açailândia participam de aula inaugural da ETSUS

ETSUS2

Na última semana, mais de trezentos agentes comunitários de saúde de Açailândia, lotaram as dependências da Câmara Municipal de Açailândia aonde participaram da aula inaugural da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS). As Escolas Técnica do SUS são instituições públicas criadas para atender as demandas locais de formação técnica dos trabalhadores que já atuam nos serviços de saúde, acompanhando o processo de municipalização do SUS no Brasil. Atuam também no segmento chamado Educação Profissional que hoje engloba a formação inicial e continuada (antiga Formação Básica), os cursos técnicos e tecnológicos. São em sua maioria, vinculados à gestão de saúde e não da Educação, o que facilita a adoção dos princípios e diretrizes do SUS como montadoras da sua prática formativa.

Em Açailândia a “Aula Inaugural” foi ministrada pela coordenadora do Polo da ETSUS de Imperatriz Jaciane Ramos, ocasião em que aproveitou para fazer uma ampla explanação e os objetivos da ETSUS que é totalmente voltado para profissionais atuantes na área da saúde. A Coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Maricélia Tavares, representou a Secretaria Municipal de Saúde e fez as honras da casa disponibilizando toda a atenção e apoio logístico à palestrante e toda a sua equipe.

O município de Açailândia está entre as 38 cidades do Maranhão contempladas com este curso de aperfeiçoamento. Os alunos que chegarem até a terceira etapa do curso que será dividido em três polos serão agraciados com o cerificado de conclusão com a carga horária de 60 horas/aulas. Neste primeiro momento todos receberam um Kit contendo uma camiseta, apostila, caneta e um bloco para rascunho, além de uma pasta. O objetivo do curso é qualificar os agentes comunitários de saúde, com competência para atender as necessidades da saúde e da população.

Nenhum comentário: