quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado em Açailândia

saúde mental (2)saúde mental (4)saúde mental (5)

Açailândia - Na última sexta-feira (10) foi comemorado o “Dia Mundial da Saúde Mental”. Em Açailândia, por meio do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS, realizou uma vasta programação, incluindo atividades artísticas, físicas, entretenimento, terapia ocupacional com material reciclável, além de uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade, com o intuito de quebrar barreiras e preconceitos para com a pessoa com transtorno mental, celebrando a data com muita alegria e descontração.

As atividades tiveram início na segunda-feira (06) com a realização de palestras e exposição de material sobre a importância e as ações desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial dentro de Açailândia. O foco principal é estabelecer sobre os serviços de tratamento existentes, visando à promoção da saúde mental.

De acordo com Rita de Cássia Barberino, coordenadora do CAPS, o dia 10 de outubro visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global e identifica-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais políticas ou sociais. “O CAPS trabalha no seu dia-a-dia, questões pertinentes à saúde mental para proporcionar uma forma de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Dentre suas propostas, enfatiza-se o compromisso com a reinserção social como o resgate da autovalorização”, destacou Cássia Barberino.

Cássia Barberino destacou ainda que o CAPS de Açailândia assiste hoje cerca de 140 pessoas com saúde mental entre homens e mulheres, além de atender pessoas de outros municípios na área ambulatorial especificamente consultas. Cássia colocou também o CAPS à disposição da população de Açailândia no que diz respeito à visitação para conhecer de perto como funciona a entidade e principalmente apoiar os interno com uma palavra de incentivo carinho e presentes.

A caminhada em comemoração ao “Dia Mundial da Saúde Mental, teve início às 09h00 (Manhã) com saída de frente ao CAPS, pelas principais ruas da cidade. Parando em frente à Secretaria de Saúde, local onde os pacientes que participavam do evento distribuíram brindes confeccionados por eles mesmos (porta canetas e bonecas) e também foram recebidos pelo secretário de saúde Marcos Gigante que se pronunciou em público falando sobre a importância da data, bem como da ampliação dos serviços do CAPS, anunciando a construção de três novas sedes do CAPS em Açailândia.

A caminhada teve encerramento em frente à Delegacia Regional, local escolhido pela organização do evento para agradecer a parceria firmada entre o delegado Vital Rodrigues e o CAPS, lembrando também o apoio recebido da Polícia Militar na pessoa do Major Eurico Alves durante o evento.

Nenhum comentário: