quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Prefeita Gleide Santos realiza o maior congresso municipal para educadores da história de Açailândia

Congresso1congresso4congresso7

Açailândia - O II Congresso Municipal de Educação “Educadores que Transformam – Em busca da Excelência” está em sua segunda edição e o sucesso foi ainda maior do que o primeiro realizado no ano passado. O congresso realizado na área de eventos da Igreja São Francisco de Assis, nos dias 14 e 15, quarta e quinta-feira desta semana, reuniu mais de 1.200 educadores da rede pública de ensino.

Segundo a secretária de educação do Município, Ivanete Carvalho, os educadores de Açailândia dificilmente tinham acesso a esse tipo de congresso, haja vista, somente ser realizado na capital do Estado, onde eram reunidos diversos municípios, mas que alcançava somente um percentual muito pequeno de educadores. “Era necessário selecionar alguns poucos professores para participar do congresso em São Luis, porque as vagas eram contadas, e isso não surtia o efeito necessário no universo educacional do Município, e foi por conta disso que a prefeita Gleide Santos resolveu envidar todos os esforços necessários para realização desse evento aqui na cidade para todos os educadores”, disse.

“Um evento desse porte é muito caro e requer muita logística, mas a prefeita Gleide Santos ver isso com outros olhos. Ela [Gleide] ver como um grande investimento, e toda a equipe da Secretaria de Educação assimilou isso muito bem. E graças a Deus já estamos em nossa segunda edição, e o sucesso é isso que todos estamos testemunhando”, assinalou Ivanete.

Nesta segunda edição a Secretaria Municipal de Educação do Município trouxe 04 palestrantes de renome nacional, todos professores, mestres e doutores na área educacional, que irão agregar um vasto conhecimento aos educadores de Açailândia – O resultado será sentido nas salas de aulas e nas próximas avaliações do alunado do Município.

congresso10

Pose para foto com Dr. Paulo Buzar…

O primeiro palestrante foi o Professor e Doutor Paulo Roberto Roma Buzar, que abriu os trabalhos na manhã de terça-feira (14), falando sobre o uso de dados como instrumento pedagógico e orientador de políticas educacionais e como os resultados das avaliações externas podem ajudar as escolas. Na parte da tarde foi a vez do também renomado professor Casemiro Campos, do Estado do Ceará que trouxe a palestra “Qualificando a Equipe Gestora para Alcançar Resultados de Excelência”.

No segundo dia do congresso ocorreram três palestras no mesmo patamar de importância das duas primeiras. Pela manhã foi a vez dos professores Joel Adriano Maciel do Rio Grande Sul e da Professora Emília Cipriano do Estadode São Paulo emocionarem a plateia com os ensinamentos sobre os “Sete Pilares para a Excelência” e “Uma verdadeira imersão para a Excelência em Educação – que rumo seguir”? – A Professora Emília conseguiu arrancar lágrimas de alguns educadores em vistas à profundidade da palestra.

Fechando com “chave de ouro” o II Congresso Municipal de Educação, o renomado Professor e Doutor Cláudio de Moura e Castro sintetizou para os educadores de Açailândia os valores educacionais e o fortalecimento do trabalho em equipe no sistema educacional.

congresso2

Palestrantes…

A prefeita Gleide Santos, que também já foi professora, disse que o objetivo maior de ter trazido esse grande evento educacional para a cidade de Açailândia é para que os educadores do município possam compartilhar estudos e reflexões sobre a Educação, e para a socialização de conhecimentos referentes a diversos saberes firmando mais os pilares da formação continuada do educador com seu caráter interdisciplinar – E consequentemente, aplicarmos tudo isso em sala de aula. “Isso é investir em pessoas, o principal pilar desse governo, pois temos a plena confiança de que na educação está a base de tudo, está o futuro da nossa cidade” finalizou Gleide.

Ao final do Congresso a Secretaria de Educação do Município prestou uma linda homenagem a todos os professores pelo seu dia e entregou aos diretores da Escola Roseana Sarney e Jesus de Nazaré uma certificação pelo desempenho das referidas escolas no IDEB 2013 – Todos os professores do 5º e 9º anos da Escola Jesus de Nazaré também foram homenageados, bem como os professores do 9º ano da Escola Roseana Sarney. Todos os professores dessas escolas também ganharam uma lousa digital para o melhor desempenho dos seus trabalhos na rede pública de ensino.

As homenagens se estenderam com o sorteio de inúmeros prêmios e um delicioso coquetel regado à música ao vivo.

Nenhum comentário: