sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Moradores de Piquiá de Baixo realizam formação de lideranças comunitárias


No mês de agosto, moradores do bairro Piquiá de Baixo, Açailândia (MA), realizaram uma formação de lideranças comunitárias, com o tema “Organização Comunitária e Autogestão”. O encontro contou com a participação de 40 moradores, que se reuniram na sede do Clube de Mães, localizado na comunidade.

A formação tem como objetivo articular um grupo de moradores que possam acompanhar o desenvolvimento do projeto de reassentamento do bairro e ser referências dentro da comunidade para esclarecer dúvidas e mobilizar a população para contribuir com o esse processo.
A atividade teve início em 2015 e retornou este ano com o fomento do Fundo CASA. A formação é desenvolvida como um curso, compreendendo 4 h cada encontro, com a participação de líderes comunitários, por meio de aula expositiva, atividades em grupo, além de participação de debates e espaços dinâmicos de exposição de temas como organização Comunitária, Autogestão e Mobilização Comunitária.

Essa formação faz parte do projeto Piquiá de Baixo Sustentável e é financiado pela Fundo Socioambiental Caixa, que repassa dinheiro para Fundo CASA, que por sua vez investe no campo pedagógico de formação comunitária, do qual o projeto de Piquiá de Baixo se encaixa. O objetivo é atender a comunidade possibilitando formação, informação e orientação no que se refere ao processo de reassentamento.

O próximo encontro de lideranças comunitárias está previsto para outubro. A ideia é que essa formação continue acontecendo durante todo o processo de reassentamento, sempre acrescentando pessoas novas, estimulando o surgimento de novas lideranças dentro bairro.
.

Por: Mikaell Carvalho

Nenhum comentário: