segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ELEIÇÃO 2020: Curtinhas no tabuleiro das convenções eleitorais em Açailândia


 Pose para o registro do apoio de Luiza do Friago ao atual prefeito Aluísio Souza, firmado hoje, dia 14.

LUIZA DO FRIAGRO NÃO SERÁ CANDIDATA

Namoro iniciado desde que Aluísio Sousa assumiu o comando da gestão pública da cidade de Açailândia, hoje o prego foi batido: Luiza do Friagro desiste de candidatura a prefeita de Açailândia e declara apoio ao atual prefeito que deverá concorrer à reeleição. A convenção de hoje, a partir das 19:00hs, no Planeta Bola Residencial Tropical o Pl vai bater o martelo de forma oficial.

O acordo teve o aval de Josimar do Maranhãozinho liderança máxima no Maranhão do PL, que trata as eleições municipais como o famoso “pano de fundo de 2022”, lançando-se candidato ao governo do Maranhão – fica uma pergunta: como ficará o acordo com o senador Roberto Rocha, “leia-se Ildemar Gonçalves” que tem para 2022 visão idêntica.

JARDEL E DR. MALAQUIAS

A data de hoje (14) marcou a sentada final na mesa de negociações que decidiu a união de Jardel Bonjardim e Malaquias, candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A convenção de Jardel estava marcada para hoje, mas de última hora foi cancelada e deverá ser marcada para a próxima quarta-feira, dia 16, data em que Malaquias já planejava realizar sua convenção.

Um passarinho me contou que isso ainda pode mudar, e Jardel que usou as redes sociais pra dizer que não seria vice de ninguém, pode cair no canto da sereia e fazer de conta que nunca disse nada – o eleitor vai cobrar isso.

SAMARA BENÍCIO

A jovem pastora Samara Benício se antecipou à todos os outros pretensos candidatos e realizou sua convenção partidária na última sexta-feira, dia 11. Samara confidenciou ao blog que seguirá firme em sua campanha, muito diferente do que se espalhava nas redes sociais.

JANE VASCONCELOS

Nos bastidores da política, a candidatura de Jane Vasconcelos iniciou como uma incógnita e continua sendo uma incógnita até que se finde os prazos de registro de candidaturas. A convenção do PRTB que acontece hoje (14), no prédio do antigo Ricardo Eletro, na Rua São Luis, com Bonaire poderá homologar a candidatura de Jane rumo a disputa eleitoral.

A Dúvida que segue é: Jane seguirá os passos de Samara e manter-se firme em sua candidatura ou o de Luiza do Friagro que resolveu desistir de candidatura e apoiar Aluísio? E, no segundo caso que rumo seguirá.

DEUSDETE SAMPAIO

No seu discurso deixou muito claro que tem o dia de amanhã (15) para decidir que caminho vai seguir – informações da capital do Estado indicam que Deusdete pode seguir o caminho que o MDB resolveu seguir em São Luis, ou seja, unir-se ao Democratas.

Em Açailândia, o Democratas deve na próxima quarta-feira (16) homologar a candidatura majoritária de Benjamim de Oliveira na disputa à eleição municipal deste ano, portanto, Deusdete pode resolver seguir de mãos dadas com o também médico Benjamim.

Caso Deusdete mantenha seu nome na cabeça de chapa do MDB, poderá sair das urnas com expressiva votação e até surpreender os favoritos na disputa.

SILVANA SILVESTRE

A ainda pré-candidata do PROS, Silvana Silvestre já teve inúmeras conversas com maioria dos candidatáveis, mas a união com Deusdete Sampaio, caso se mantenho firme na disputa, parece, nesse momento a mais viável. No entanto quando se trata de Silvana, que vem pontuando sempre muito bem e articuladíssima nas redes sociais, tudo pode acontecer.

Silvana será a única candidatável que fará convenção virtual, forma sugerida pelo TSE e que já está marcada para o dia 16, a partir das 17:00hs.

ALUÍSIO E BENJAMIM

Tidos como principais candidatos e com uma possível polarização, Aluísio e Benjamim marcaram suas convenções para a data limite, dia 16, quarta-feira. A expectativa dos dois candidatáveis fica por conta do anúncio do vice – como nestas eleições os candidatos terão 24 horas após a realização da convenção para o lançamento da Ata no sistema Candex, as negociações que no passado aconteciam até minutos antes do registro, deverá encurtar, e neste final de semana já saberemos quem é quem no “tabuleiro das eleições 2020”, em Açailândia.

Nenhum comentário: