quarta-feira, 26 de maio de 2021

Colapso na Saúde: no mês de março, 1 em cada 4 internados com covid-19 no SUS morreu

Um novo indicativo negativo se soma aos dados de agravamento da pandemia causada pelo novo coronavírus referentes a março. Ao longo daquele mês, até o momento o mais letal de toda a pandemia, 1 em cada 4 pacientes internados com covid-19 em hospitais financiados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) morreu.

As informações, publicadas hoje no UOL, são do jornalista Carlos Madeiro. A alta representa a maior desde o registro da primeira morte pela doença no país.

Segundo dados do sistema DataSUS, a mortalidade em março chegou a 24,2%, similar a maio do ano passado —quando muitos estados também enfrentavam o primeiro pico da doença. Em fevereiro deste ano, o índice foi de 20,9%. O percentual inclui leitos de UTI e enfermaria. A conta não faz distinção entre pacientes com sintomas leves, moderados e graves.

Médicos ouvidos pelo UOL são unânimes em apontar que a ocupação máxima dos leitos é o fator que aumenta o risco de morte de pacientes. Para eles, o dado de março serve de alerta porque o colapso, além de matar pessoas que não conseguem ter acesso a um leito, se torna também mais letal para quem tem vaga no sistema de saúde.

O colapso, pontua Vera Magalhães, infectologista e professora da UFPE, causa mais problemas ao sistema de saúde. "A gente tem uma inadequação dos cuidados. O excesso de pacientes faz com que muitos demorem a chegar até a UTI, demorem a ter o tratamento adequado. São fatores que auxiliam no aumento da mortalidade, e aqui no Brasil existe um dos maiores percentuais de óbitos por covid em UTI do mundo, chegando a 80% [no caso de intubados]."

Nenhum comentário: