sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Secretaria de Agricultura de Açailândia realiza visita técnica em plantio de melancia irrigada

 O plantio em uma área de 6.130m² é de propriedade da família do técnico agrícola Evangelista Nascimento e fica localizada na Colônia Gurupí, nas proximidades da Zona Urbana da cidade de Açailândia.


Os servidores da Secretaria Municipal de Agricultura Osmar Rabelo (Técnico Agrícola) e Cristiano Neto Soares da Silva (Agrônomo) realizaram na data de ontem, dia 26, uma visita técnica a um plantio de melancia da variedade “Caristan”, na cidade de Açailândia, na busca de auxiliar o setor produtivo do município.

O Secretário Antônio Filho montou uma equipe especializada para a realização dessas visitas, que já são uma constância no dia a dia de trabalho do corpo técnico da pasta.

Na visita de ontem, dia 26, foi possível constatar que em uma pequena área de terra é possível produzir em larga escala, bastando usar as tecnologias hoje disponíveis no mercado.

O técnico agrícola Evangelista Nascimento que faz estágio na Secretaria de Agricultura do município plantou 2.500 pés de melancia, usando uma técnica de irrigação a base de gotejamento, aproveitando as águas de um córrego que passa dentro da propriedade da família.

A técnica foi a de usar as águas do córrego utilizando uma bomba de sucção para enchimento de uma piscina com capacidade para 570 mil litros de água, formada por um buraco na terra e uma lona especializada para isso, que fica a 100 metros de distância do rio, e, daí o gotejamento é feito através somente da gravidade.

O plantio foi feito no mês de julho e o produtor pretende realizar a colheita já vendida, em meados do mês de outubro.

O produtor recebeu o apoio da SEAGRI em duas frentes: no preparo do solo (trator agrícola da secretaria) e na correção do solo (corretivo vida adquirido com apoio da SEAGRI). A meta da Secretaria de Agricultura com relação a esse plantio de melancia irrigada é retornar na área no período da colheita.

O Agrônomo Cristiano Neto e o produtor Evangelista Nascimento mostram os primeiros frutos do plantio.
A equipe da Secretaria tem estendido essas visitas técnicas em todo o setor produtivo da cidade de Açailândia, principalmente na Zona Rural do Município.

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: