1. Produção
da narrativa: Os primeiros conteúdos geralmente são divulgados
nos chamados sites de conteúdo duvidoso, chamados "junk news", e em
vídeos do YouTube de canais com poucos seguidores.
2. Teste
de receptividade: A próxima etapa consiste em testar a
aderência do discurso em grupos fechados de WhatsApp e Telegram.
3.
Bolhas
e segmentos: O passo seguinte é distribuir o conteúdo em nichos
por meio de grupos do Facebook e anúncios segmentados. Uma fake pode ser
enviada para um grupo só de religiosos, por exemplo, e outra diferente para um
grupo só com mulheres.
4. Desinformação
audiovisual: Na sequência, a informação falsa é transformada em
uma peça audiovisual um pouco mais elaborada. Pode ser um vídeo curto ou mais
longo, que será divulgado no Instagram, TikTok e
canais médios e grandes do YouTube.
5. Campanha
"Firehose": Depois que o conteúdo foi
testado em diferentes contextos, começa a campanha massiva de distribuição
multiplataforma. Ela é caracterizada pelo grande volume, rapidez, continuidade
e repetição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário