quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

ALERTA!!! Secretário de Saúde de Açailândia convoca a imprensa e anuncia novos casos de COVID-19 na cidade

 

Coletiva à imprensa realizada na manhã de ontem, dia 10, no gabinete do prefeito Aluísio Sousa.

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, o Secretário Municipal de Saúde de Açailândia, Dr. Johnathas de Oliveira, convocou a imprensa local para anunciar uma espécie de alerta amarelo à população, em virtude do surgimento de novos casos de COVID-19 (Coronavírus) na cidade.

O caso foi detectado em um paciente com problemas renais grave internado em um dos leitos de UTI do Hospital Municipal, e como havia outros pacientes também internados por razões diversas, testes de Covid foram realizados nesses pacientes, dando positivo para pelo menos cinco – toda a UTI foi isolada e novos testes estão sendo feitos nos profissionais de saúde que tiveram contato com os pacientes.

Segundo o secretário ainda não há motivos para muito alarde, haja vista, ser apenas o que se imagina alguns casos isolados e que neste momento é de fácil controle, no entanto, é importante que se sirva de alerta para a população, para que voltem a tomar os cuidados mais comuns como o hábito de lavar as mãos, usar o álcool em gel, e, principalmente, o uso de máscaras quando tiver qualquer sintoma respiratório ou gripal.

Na coletiva de imprensa, o médico Dr. Johnatas salientou que já está sendo criado um novo comitê gestor para tratar desse assunto específico e que medidas educativas já estão sendo tomadas para que esses casos isolados não se transformem em novo surto, mesmo porque o município, no momento, não possui os insumos necessários para casos de internações para tratamento do Covid.

O Município de Açailândia continua com seu programa vacinal contra a Covid em vigor e quem ainda não tomou pelo menos a segunda dose da vacina pode procurar os postos de saúde e se imunizar, pois a prevenção ainda é o melhor remédio – a orientação do Ministério da Saúde é que a cobertura vacinal é suficiente, neste momento, para quem tomou até a segunda dose - segundo o secretário Jonathan, 75% da população já tomou a segunda dose da vacina anti-Covid, mas é preciso aumentar esse percentual.

Com a aproximação do período carnavalesco a prefeitura de Açailândia vai envidar todos os esforços para orientar a população com campanhas educativas a fim de evitar que novos casos de Covid surjam nesse período de muita aglomeração.

Nenhum comentário: