Colômbia entra na onda de ultradireita da América Latina- Dados da contagem rápida de votos realizada pelo Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia apontam que o candidato da extrema direita Abelardo de la Espriella venceu a disputa pela Presidência deste domingo. Com 99,99% das mesas apuradas, Espriella obteve 49,66% dos votos, contra 48,70% do candidato esquerdista Iván Cepeda. Após quatro anos do governo de esquerda de Gustavo Petro, a Colômbia segue a tendência de El Salvador, Argentina, Equador e Chile e entra na onda de ultradireita que varre a América Latina.
Primeiro-ministro do Reino Unido anuncia renúncia- O líder britânico Keir Starmer anunciou sua renúncia na manhã de hoje, após meses de pressão, dando início a um processo que levará o Reino Unido a ter seu sétimo primeiro-ministro em uma década. O processo de escolha de um novo líder para o partido será iniciado em julho e que ele permanecerá no cargo até lá. O anúncio ocorre um dia antes do 10º aniversário do referendo do Brexit, que desencadeou a saída do Reino Unido da União Europeia e uma rotatividade sem precedentes de primeiros-ministros. Após o anúncio, o líder do partido de extrema-direita e anti-imigração Reform UK, Nigel Farage, pediu a realização de eleições gerais.
Trump ameaça voltar a atacar o Irã- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ontem que pode voltar a atacar o território iraniano caso o país continue a fazer uma "guerra por procuração" no sul do Líbano. "O Irã deve parar imediatamente seus aliados bem pagos no Líbano de causar problemas", escreveu na rede Truth Social. "Se não pararem, vamos atingir o Irã com muita força novamente". A declaração vem em meio a uma viagem de seu vice-presidente, J. D. Vance, à Suíça para tratativas de finalização do acordo de cessar-fogo, e após a publicação de Trump, a delegação iraniana deixou o local das negociações.
|
|
|
|
 | RICARDO BUFOLIN / USAGYM |
| Rebeca leva ouro em seu retorno às competições- A ginasta Rebeca Andrade conquistou ontem a medalha de ouro no salto no Pan-Americano de Ginástica Artística do Rio de Janeiro. A brasileira alcançou média de 14.433 na final e terminou à frente da canadense Lia Monica Fontaine e da norte-americana Claire Pease. Rebeca foi a última atleta a se apresentar na decisão. O resultado confirmou a sua boa forma na volta às competições após ter dado uma pausa em setembro de 2024.
Contas de agentes do Pará dispararam falso alerta- Documentos enviados à Polícia Federal pela Defesa Civil e obtidos pela Folha de S.Paulo indicam que credenciais de acesso de dois agentes do órgão do Pará foram usadas no disparo de alertas falsos a milhões de celulares na madrugada de sábado. Os alertas de "misantropia" e "ataque alienígena", entre outros textos, chegaram a celulares de sete estados e do DF. Nos documentos, o governo federal diz que "agrava a ocorrência" o fato de os alertas terem sido direcionados a diversas regiões com credenciais de agentes estaduais autorizadas a enviar mensagens apenas para o Pará.
Messi, Mbappé e Haaland batalham por recorde hoje- O dia da Copa do Mundo terá mais uma batalha de artilheiros entre Messi (da Argentina), às 14h, contra a Áustria; Mbappé (da França), às 18h, diante do Iraque; e Haaland (da Noruega), às 21h, encarando a seleção do Senegal. Os três já disputam a artilharia do Mundial, depois que na primeira rodada Mbappé e Haaland marcaram dois, e Messi fez três. O argentino chegou a 16 gols na história, se igualando ao alemão Miroslav Klose como o maior artilheiro das Copas, e está na liderança.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário