 | Antonio Cruz/Agencia Brasil |
| Lula discute saída de Jaques Wagner da liderança, e Brasil enfrenta Escócia |
| | As principais notícias para começar o dia bem informado: - Master: Lula se reúne com Jaques Wagner em Brasília
- Digimais: PF compara esquema do Digimais ao Master
- Política: Defesa de Bolsonaro pede extensão da prisão domiciliar
- Copa: Brasil encerra a fase de grupos hoje contra a Escócia
- Internacional: Keiko Fujimori é eleita presidente do Peru
- Economia: Governo renova isenções a importação de carros elétricos
|
|
|
|
| Publicidade |  |
|
Lula e Jaques Wagner se reúnem em Brasília- O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, vai hoje a Brasília para discutir com o presidente Lula a sua permanência na liderança do governo após investigação da PF apontar ligações do senador com o Banco Master, de Daniel Vorcaro. De acordo com a Folha de S.Paulo, Wagner pretende convencer o presidente a mantê-lo no cargo até pelo menos o início do recesso, em 19 de julho. Segundo a reportagem, em conversas com aliados Wagner diz ser inocente das acusações de ter atuado a favor dos interesses do Banco Master no Congresso e argumenta que, por isso, não haveria justificativa para que peça licença da liderança. Auxiliares de Lula reiteram, no entanto, que o presidente pretende convencer Wagner a entregar o cargo.
PF compara esquema do Digimais ao do Master- A Operação Miragem, deflagrada ontem pela Polícia Federal para desarticular um suposto esquema de fraude ao sistema financeiro operado pelo Digimais, descreve o caso como semelhante ao do Banco Master. A instituição pertence ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e, segundo a investigação, teria manipulado dados contábeis para ocultar a real situação financeira da instituição. De acordo com a PF, o Digimais, a exemplo do extinto Master, acelerou sua captação no mercado por meio da emissão de CDBs com taxas superiores a 110% do CDI, uma remuneração acima da média do mercado. Outro ponto em comum seria a precificação de ativos do banco bem acima do seu valor de mercado.
Defesa de Bolsonaro pede extensão da prisão domiciliar- A defesa de Jair Bolsonaro pediu na noite de ontem ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes a extensão da prisão domiciliar humanitária por prazo 'adequado'. O ministro concedeu a mudança de regime por 90 dias quando o ex-presidente precisou ser atendido em hospital para tratar uma broncopneumonia, e o prazo vence amanhã. Os advogados afirmam que Bolsonaro teve melhora em casa, mas que não dá para concluir que as condições clínicas que motivaram a domiciliar desapareceram. Assim como fez quando concedeu a prisão domiciliar, o ministro deve mandar a Procuradoria-Geral da República se manifestar sobre o pedido de prorrogação.
|
|
|
|
 | REUTERS/Mike Segar |
| Brasil encerra a fase de grupos da Copa hoje- A seleção brasileira disputa hoje a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo e busca a liderança do grupo C. Até aqui, o Brasil está na frente, mas empatado em pontos com o Marrocos. Para terminar na liderança, precisa vencer a Escócia e torcer para Marrocos não vencer o Haiti por mais de quatro gols de diferença. Ou vencer a Escócia e torcer por um tropeço de Marrocos. Se o Brasil empatar com a Escócia, Marrocos precisa perder ou empatar com o Haiti para não avançar na frente. Veja os cenários possíveis para a 2ª fase.
Keiko Fujimori é eleita presidente do Peru- Com mais de 99,85% das urnas apuradas e uma contagem de votos que se prolongou por mais de uma semana, já é possível afirmar matematicamente que a direitista Keiko Fujimori, herdeira do movimento fujimorista, é a nova presidente do Peru. Keiko lidera a disputa com 50,11% dos votos válidos, e a apuração oficial, atualizada na madrugada de hoje, aponta que ela recebeu 9.206.241 votos. O candidato de esquerda, Roberto Sánchez, não tem mais chances de virar o resultado, e soma 9.162.855 votos, que contabiliza 49,82%. Keiko é filha do ex-ditador Alberto Fujimori, acusado de crimes como execuções extrajudiciais e esterilização forçada de povos indígenas. Saiba mais sobre ela.
Governo renova isenções a importação de carros elétricos- O comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior aprovou ontem a renovação por mais seis meses das cotas de importação isentas de imposto para veículos e componentes elétricos. A medida atende, basicamente, à chinesa BYD, pois, segundo as regras, as fabricantes só podem importar com base em seu desempenho histórico e, sozinha, a BYD respondeu por quase 85% das importações do setor. Com a decisão, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores considera ir à Justiça porque alega que o acordo com o governo era de que as cotas isentas de importação de componentes de veículos elétricos iriam somente até janeiro.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário