quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Equipe do SEFE realiza 2º encontro de formação de educadores

sefe (1)

Açailândia - Nos dias 11 e 12 de setembro de 2014 aconteceu na UEMA, o 2º encontro de formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), empresa parceira da SME e responsável pela orientação e formação de professores em relação ao uso do livro didático (Entrelinhas) para a Educação Infantil dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.

O treinamento foi ministrado por uma equipe composta de 09 professoras especialista na área de formação para profissionais da educação das séries iniciais e cerca de 300 professores, 30 suportes pedagógicos, 52 gestores e vice- gestores que trabalham nesse segmento.

O diferencial dessa formação é que mesmo dando a formação presencial, a empresa disponibiliza o portal SEFE/EAD para que os professores titulares, professores auxiliares, suportes pedagógicos, gestores e vice-gestores realizem cursos a distância conforme sua área de atuação.

Outro fator importante realizado pela equipe do SEFE foi o encontro com os pais e responsáveis pelos alunos matriculados nas escolas municipais. Desta vez, a equipe se dividiu em três, e reuniu com os pais de três polos: Bairro do Jacu, na E.M Tânia Leite; Pequiá, E.M. Eduardo P. Duarte; e E. M. Antônio Lazzarin, na Vila Ildemar. A ideia das palestras com as famílias é envolvê-los no processo de educação de seus filhos.

A proposta de formação dos encontros presenciais é discutir e socializar as atividades que o livro oferece, para em seguida confeccionar materiais didáticos pedagógicos com sucatas, material reciclado e outros. Tudo isso na perspectiva de implementar as aulas, ou seja, torná-la mais criativa e atraente para as crianças, e, assim promover uma aprendizagem de maneira lúdica.

A formação de gestores e vice-gestores oportunizou discussões sobre a importância da gestão democrática ou participativa no ambiente escolar, fez também refletir sobre o perfil do gestor enquanto líder e responsável pela equipe e o sucesso nas ações administrativas e pedagógicas dentro da escola.

Nenhum comentário: