quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Campanha Nacional: DMT realiza caminhada pela paz no trânsito de Açailândia

caminhada (4)caminhada (3)caminhada (7)

A concentração de estudantes começou na Praça da Bíblia local onde foi iniciada uma grande caminhada pelas principais ruas da cidade com grande mobilização educativa realizada na Praça do Pioneiro, envolvendo a comunidade escolar, profissionais da Secretaria Municipal de Cultura, educadores, agentes do DMT, polícia militar, autoridades municipais e comunidade em geral.

A manifestação pela “Paz no Trânsito” faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente no mês de setembro, entretanto, neste ano, na maioria dos municípios, foi prorrogada em virtude do processo eleitoral.

Com o tema: “Somos Todos Pedestres”, a ação teve como foco o pedestre e a sua importância na construção de um trânsito mais seguro e organizado. O objetivo do evento é encorajar uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para a criação de políticas de trânsito que reduzam as estatísticas de mortes e acidentes na nossa cidade.

De acordo com Marcos Alves, chefe do setor de educação no trânsito do DM, este ano o foco da campanha nacional de trânsito está voltado para os pedestres, porque “todos nós somos pedestres”, o motorista também é um pedestre, pois todos aqueles que estão no trânsito em algum momento são pedestres. Neste ano estamos enfatizando este tema: “SOMOS TODOS PEDESTRES” porque segundo o DENATRAN, mais de 11 mil Pedestres no Brasil são vítimas de acidentes de trânsito”, e a Intenção do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) é conscientizar o maior número de pessoas para a preservação da vida.

Para que todos tenham prudência e mais atenção ao transitar nas ruas e avenidas de nossa cidade, o pedestre precisa saber que “ele” é o mais frágil do trânsito, e essa caminhada e a programação geral desta Semana Nacional do Trânsito é para reforçar o conceito de que todos nós temos a responsabilidade individual de garantir mais segurança nas ruas e estradas do nosso município, sejam eles ciclistas, motociclistas, motoristas, passageiros ou pedestres.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em acidentes de trânsito, e o Brasil é o quarto país nesse ranking, com 40 mil mortes por ano. Jovens na faixa de 20 a 29 anos representam 25% dos mortos em acidentes de trânsito.

Durante toda essa semana serão desenvolvidas blitz educativas em vários pontos da cidade e no encerramento será ministrada uma palestra alertando sobre os perigos e o que se pode fazer para melhorar o trânsito em nossa cidade.

Veja a Programação da Semana Nacional de Transito em Açailândia:

TEMA: #SOMOSTODOSPEDESTRES – Pedestre você também faz parte do trânsito.

Dia 07/10- Reunião com todo o Departamento

DIA 08/10– Caminhada pela paz no Transito

Saída da Praça da Bíblia as 08h00min da manhã, chegada Praça do Pioneiro.

DIA 09/09 – Blitz Educativa (Panfletagem)

Local: (Centro) Rua Dorgival Pinheiro com Duque de Caxias.

Horário: 09h00min

DIA 10/10 – Blitz Educativa (Panfletagem)

Local: (Centro) Rua Dorgival Pinheiro com Rua Bonaire.

Horário: 09h00min

DIA 13/10 – Blitz Educativa (Panfletagem)

Local: (Vila Ildemar) Av. Alexandre Costa.

Horário: 15h00min

DIA 14/10 – Blitz Educativa (Panfletagem)

Local: Praça da Bíblia

Horário: 15h00min

DIA 15/10 – Palestra de encerramento

Local: Câmara Municipal

Palestrante: Major Eurico

Horário: 09h00min

Nenhum comentário: