quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Em meio a uma guerra de informação Açailândia pode ganhar mais 7 Leitos de UTI’s que foram doados pela Mineradora Vale ao Hospital de Campanha. Total vai chegar a 17.

 

Governo do Estado foi obrigado a devolver todos os equipamentos que haviam sido doados para a prefeitura de Açailândia e que foram retirados do Hospital de Campanha na “calada da noite”, com essa devolução quem vai ganhar com isso é a população.

A cidade de Açailândia foi surpreendida pela decisão estapafúrdia do governador do Estado Flávio Dino, em desativar o Hospital de Campanha, responsável por salvar dezenas de vidas de pessoas acometidas pela Covid-19.

Desde então criou-se um impasse e uma guerra de informações sobre Leitos de UTI’s, que explicamos neste post.

- O governador mentiu ou equivocou-se quando gravou vídeo falando que teria comprado 10 leitos de UTI’s e que inauguraria os mesmos na data de hoje, dia 22. Primeiro que todos os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Açailândia, como foi noticiado em outro post do blog, e segundo que seria impossível entregar hoje esse serviço à população. Não adianta inaugurar e não funcioanar.

- Os 07 leitos ao qual o governador se pronunciou em nota oficial, trata-se Leitos de Covid, que foram doados pela Mineradora Vale para a prefeitura para funcionamento no Hospital de Campanha, e, consequentemente ficarão como material permanente da prefeitura de Açailândia.

Sem combinar nada com a prefeitura o governador resolveu criar uma policlínica do Estado com esses equipamentos que pertencem a prefeitura, no entanto, a Vale exigiu que esses equipamentos passassem por inventário, foi então que o governador devolveu os equipamentos que hoje se encontram no almoxarifado do Hospital Municipal e serão instalados no Hospital Municipal.

- A prefeitura tem, portanto, agora, 10 leitos de UTI’s prontos para entrar em funcionamento, com mais 01 de reserva. E como outros 10 Leitos Covid que estavam em funcionamento no Hospital Municipal, com encerramento do contrato, dará lugar agora para instalação dos 07 Leitos Covid que foram utilizados no Hospital de Campanha.

Em nenhum momento a prefeitura se negou a fazer parcerias com o governo do Estado, mas exigiu somente uma nota técnica para que a população entendesse o que estaria recebendo, por outro lado o município não poderia de forma alguma ficar na mesma dependência em que a cidade ficava mendigando Leitos de UTI’s – hoje é outra realidade, a cidade de Açailândia é autossuficiente no que diz respeito a UTI’s de última geração – isso incomodou o governador Flávio Dino.

Outra boa notícia foi dada hoje, dia 22, pelo Secretário de Saúde do Estado do Maranhão que anunciou em entrevista a Rádio Marcone Fm, que a partir de segunda começa a montagem de uma Policlínica na cidade, agora com equipamentos do Estado, bem como corroborou o que disse o governador, sobre a instalação de um Hospital Macrorregional na cidade, só não disse quando isso vai acontecer.

Em meio a toda essa confusão, quem acabou ganhando foi a população de Açailândia, que ao invés de ter 10 Leitos de UTI’s, agora terá 17 Leitos e mais 1 de reserva, além de uma policlínica e um hospital macrorregional.

Simples assim!!!

Nenhum comentário: