quarta-feira, 14 de julho de 2021

Açailândia vai ficar mais uma vez “chupando o dedo” na eleição de 2022 para deputado federal, mas pode eleger pelo menos um estadual

O único pré-candidato que se apresenta com uma pequena chance de vitória a federal é o atual deputado estadual Pastor Cavalcante, mas, todavia, entretanto, foi até o momento o pior deputado da história política de Açailândia. A estadual o vereador Xanddy Sampaio desponta como uma surpresa agradável para as próximas eleições e se souber articular bem o jogo de xadrez pode sair vencedor deixando para trás outras cobras criadas.

Nas eleições de 2018 a cidade de Açailândia mesmo contribuindo com apenas pouco mais de 4 mil votos, elegeu apenas um deputado estadual, se é que podemos dizer que Cavalcante é deputado estadual por Açailândia.

Disputa a Estadual

Sérgio Vieira

O resultado das urnas da última eleição foi mais uma vez frustrante para o eterno candidato a deputado estadual Dr. Sérgio Vieira, que depois de ter traído o atual prefeito Aluísio, volta ao colo eternamente carinhoso do “Gordinho” e deve concorrer mais uma vez, desta feita com seu nome atrelado ao principal pré-candidato a federal (Cleiton Noleto) do governador Flávio Dino que deverá concorrer ao senado federal – Sérgio pode mais uma vez sair frustrado das urnas.

Dr. Benjamim

Quem pode sair candidato a deputado estadual com amplas chances de vitória nas eleições do ano que vem é o Dr. Benjamim de Oliveira – o homem do “BEM” foi mais uma vez o segundo nas eleições majoritárias da cidade de Açailândia conquistando 21.300 votos – se repetir essa votação combinado com os bons puxadores de votos do DEM, Benjamim deverá conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.

Jardel Bonjardim

Outro que se apresenta para uma disputa a deputa estadual é o jovem Jardel Bonjardim que deverá colar seu nome ao atual deputado federal que deverá concorrer à reeleição, Josivaldo JP – se Bonjardim tiver aprendido com as derrotas seguidas e baixado o seu alto índice de arrogância poderá ser também um bom nome na disputa, no entanto deverá levar uma nova pancada.

Xanddy Sampaio

Quem vem despontando como uma nova opção na disputa do ano que vem é o atual vereador Xanddy Sampaio – o jovem vereador vem se destacando entre seus pares, mesmo diante de um grande tumulto em que se tornou o ambiente na câmara de Açailândia – Xanddy pode ser a grande surpresa dessas eleições, mas para isso precisa se articular mais ainda politicamente – uma vaga que será deixada pela a deputada estadual Detinha, esposa de Josimar do Maranhãozinho, pode estar reservada para a cidade de Açailândia e esse nome pode ser de Xanddy Sampaio que já foi convidado por Maranhãozinho a se filiar no PL.

Pastor Cavalcante

Carta fora do Baralho na disputa para deputado estadual é o pastor Cavalcante que já anunciou que deverá disputar uma cadeira a deputado federal – a turma de Cavalcante faz os seguintes cálculos: “o risco que corre o cabo, corre o machado – ou seja, o investimento financeiro é o mesmo nas duas disputas e a derrota é fato iminente tanto pra estadual (reeleição), como para deputado federal

Para finalizar o tema estadual, o blog wiltonlima.com.br chama a atenção do eleitor de Açailândia para a importância de eleger pelo menos um deputado estadual da cidade de Açailândia, mesmo porque, parece impossível eleger um federal – os votos do eleitorado açailandense são suficientes para eleger até dois estaduais, mas essa conscientização política está ainda muito longe de ser conquistada – que venham os paraquedistas.

Disputa a deputado federal

Por enquanto, apenas o deputado estadual Pastor Cavalcante se manifestou como candidato por Açailândia na disputa a deputado federal, e, se conseguir enganar (convencer) mais uma vez as Igrejas Assembleias de Deus espalhadas por esse “Maranhãozão” de meu Deus pode até chegar a uma vitória – como jornalista e eleitor de Açailândia analiso que as chances são ínfimas, mas a Fé pode mover montanhas.

Por conta dos nomes que já se apresentaram para disputa de deputado federal no Maranhão, vale a pena dizer que a eleição do próximo ano, promete ser uma das mais acirradas. 

A Bancada Maranhense é composta por 18 deputados federais e em 2022, praticamente todos os 18 vão tentar a reeleição ao cargo de deputado federal: André Fufuca, Aluísio Mendes, Bira do Pindaré, Cléber Verde, Edilázio, Gastão Vieira, Gil Cutrim, Hildo Rocha, João Marcelo, Josivaldo JP, Júnior Lourenço, Juscelino Filho, Marreca Filho, Pastor Gil, Pedro Lucas Fernandes e Zé Carlos – todos, sem exceção são superfavoritos a reeleição, pois já conhecem o caminho da vitória. 

Dos 18 deputados federais, apenas três já anunciaram que pretendem concorrer a outro cargo: Rubens Júnior afirmou que não deseja mais ser deputado federal; Josimar de Maranhãozinho confidencia ao mais próximos que vai voltar a ser deputado estadual aonde pretende ser presidente da Assembleia e por último, Márcio Jerry que tenta se viabilizar candidato a vice-governador, e caso não seja possivelmente vai para a reeleição. 

Como citamos no início da nossa análise essa pode ser uma das disputas mais acirradas da história, por conta dos nomes que já se apresentaram como pré-candidatos como é o caso da ex-governadora Roseana Sarney e ex-senador Edinho Lobão. 

A esses dois principais nomes acrescente-se os secretários do governo Dino: Felipe Camarão (Educação); Cleiton Noleto (Infraestrutura); Márcio Honaiser (Desenvolvimento Social); Jefferson Portela (Segurança Pública); além de Simplício Araújo que é atual suplente de deputado federal. 

Faz-se necessário também citar os atuais deputados estaduais que já se posicionaram que irão disputar uma cadeira de deputado federal como é o caso de Duarte Júnior que foi o segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Luís, Neto Evangelista que foi o terceiro colocado, bem como Adriano Sarney, e Fábio Macedo. 

O ex-prefeito de São Luis, caso não concorra ao governo do Estado pelo PSD é outro nome muito forte na disputa de deputado federal, além de Amanda Gentil filha do prefeito de Caxias e Roberto Rocha Júnior que é ex-vereador de São Luís Rocha Jr. e é a esperança do senador Roberto Rocha que perderá no ano que vem o cargo de senador. Fernando Braide, Irmão do prefeito Eduardo Braide é outro nome que se especula na capital do Estado. 

A essa lista é preciso acrescentar a “superfavorita” e pode se dizer que tem vaga garantida na câmara dos deputados federais, a atual deputada estadual Detinha – como Josimar do Maranhãozinho vai concorrer a deputado estadual vislumbrando a cadeira de presidente da Assembleia Legislativa do Estado e já mostrou que elege quem ele apoia como candidato, Detinha (esposa) já pode reservar o paletó – a isso acrescente-se que com isso abre-se uma vaga de estadual para a cidade de Açailândia que pode ser da empresária Luiza do Friagro ou Xanddy Sampaio que já foi convidado a deixar o PP e se filiar no PL de Maranhãozinho – como Luiza dificilmente deixará a carreira de empresária, as chances de Sampaio aumentam. secretários Jefferson Portela 

Imperatriz 

A cidade de Imperatriz que sempre teve seus representantes na câmara dos deputados em Brasília decepcionou nas últimas eleições e não elegeu nenhum representante da cidade do Frei, conseguindo apenas uma suplência e com a eleição de Braide à prefeitura de São Luis, alçou o jovem Josivaldo JP a assumir uma cadeira de deputa federal – JP que deverá dividir com Cavalcante os votos dos evangélicos na cidade de Imperatriz, Açailândia e região concorre a reeleição. 

Professor Marco Aurélio é outro imperatrizense que vem muito forte na disputa a deputado federal – candidato a prefeito nas últimas eleições, ficando na segunda colocação, Marco Aurélio disputará com Cleiton Noleto a maioria dos votos do eleitor de Imperatriz. 

A lista de candidatos a deputado federal pela cidade de Imperatriz é engrossada pelos nomes de Sebastião Madeira que ex-deputado federal, ex-prefeito de Imperatriz e concorreu as últimas eleições de prefeito, bem como Ildon Marques também ex-prefeito e Daniel Fiim que nunca exerceu cargo político, mas concorreu as últimas eleições de prefeito na cidade de Imperatriz e conquistou uma ótima votação.

 

Nenhum comentário: