O único pré-candidato que se apresenta com uma pequena chance de vitória a federal é o atual deputado estadual Pastor Cavalcante, mas, todavia, entretanto, foi até o momento o pior deputado da história política de Açailândia. A estadual o vereador Xanddy Sampaio desponta como uma surpresa agradável para as próximas eleições e se souber articular bem o jogo de xadrez pode sair vencedor deixando para trás outras cobras criadas.
Nas
eleições de 2018 a cidade de Açailândia mesmo contribuindo com apenas pouco
mais de 4 mil votos, elegeu apenas um deputado estadual, se é que podemos dizer
que Cavalcante é deputado estadual por Açailândia.
Disputa a Estadual
Sérgio Vieira
O
resultado das urnas da última eleição foi mais uma vez frustrante para o eterno
candidato a deputado estadual Dr. Sérgio Vieira, que depois de ter traído o
atual prefeito Aluísio, volta ao colo eternamente carinhoso do “Gordinho” e
deve concorrer mais uma vez, desta feita com seu nome atrelado ao principal
pré-candidato a federal (Cleiton Noleto) do governador Flávio Dino que deverá
concorrer ao senado federal – Sérgio pode mais uma vez sair frustrado das
urnas.
Dr. Benjamim
Quem
pode sair candidato a deputado estadual com amplas chances de vitória nas
eleições do ano que vem é o Dr. Benjamim de Oliveira – o homem do “BEM” foi
mais uma vez o segundo nas eleições majoritárias da cidade de Açailândia
conquistando 21.300 votos – se repetir essa votação combinado com os bons
puxadores de votos do DEM, Benjamim deverá conquistar uma cadeira na Assembleia
Legislativa do Estado.
Jardel Bonjardim
Outro
que se apresenta para uma disputa a deputa estadual é o jovem Jardel Bonjardim
que deverá colar seu nome ao atual deputado federal que deverá concorrer à
reeleição, Josivaldo JP – se Bonjardim tiver aprendido com as derrotas seguidas
e baixado o seu alto índice de arrogância poderá ser também um bom nome na
disputa, no entanto deverá levar uma nova pancada.
Xanddy Sampaio
Quem
vem despontando como uma nova opção na disputa do ano que vem é o atual
vereador Xanddy Sampaio – o jovem vereador vem se destacando entre seus pares,
mesmo diante de um grande tumulto em que se tornou o ambiente na câmara de
Açailândia – Xanddy pode ser a grande surpresa dessas eleições, mas para isso
precisa se articular mais ainda politicamente – uma vaga que será deixada pela
a deputada estadual Detinha, esposa de Josimar do Maranhãozinho, pode estar
reservada para a cidade de Açailândia e esse nome pode ser de Xanddy Sampaio
que já foi convidado por Maranhãozinho a se filiar no PL.
Pastor Cavalcante
Carta
fora do Baralho na disputa para deputado estadual é o pastor Cavalcante que já
anunciou que deverá disputar uma cadeira a deputado federal – a turma de
Cavalcante faz os seguintes cálculos: “o risco que corre o cabo, corre o
machado – ou seja, o investimento financeiro é o mesmo nas duas disputas e a
derrota é fato iminente tanto pra estadual (reeleição), como para deputado
federal
Para finalizar o tema estadual, o blog wiltonlima.com.br chama a atenção do eleitor de Açailândia para a importância de eleger pelo menos um deputado estadual da cidade de Açailândia, mesmo porque, parece impossível eleger um federal – os votos do eleitorado açailandense são suficientes para eleger até dois estaduais, mas essa conscientização política está ainda muito longe de ser conquistada – que venham os paraquedistas.
Disputa a deputado federal
Por enquanto, apenas o deputado estadual Pastor Cavalcante se manifestou como candidato por Açailândia na disputa a deputado federal, e, se conseguir enganar (convencer) mais uma vez as Igrejas Assembleias de Deus espalhadas por esse “Maranhãozão” de meu Deus pode até chegar a uma vitória – como jornalista e eleitor de Açailândia analiso que as chances são ínfimas, mas a Fé pode mover montanhas.
Por conta dos nomes que já se apresentaram para disputa de deputado federal no Maranhão, vale a pena dizer que a eleição do próximo ano, promete ser uma das mais acirradas.
A Bancada Maranhense é composta por 18 deputados federais e em 2022, praticamente todos os 18 vão tentar a reeleição ao cargo de deputado federal: André Fufuca, Aluísio Mendes, Bira do Pindaré, Cléber Verde, Edilázio, Gastão Vieira, Gil Cutrim, Hildo Rocha, João Marcelo, Josivaldo JP, Júnior Lourenço, Juscelino Filho, Marreca Filho, Pastor Gil, Pedro Lucas Fernandes e Zé Carlos – todos, sem exceção são superfavoritos a reeleição, pois já conhecem o caminho da vitória.
Dos 18 deputados federais, apenas três já anunciaram que pretendem concorrer a outro cargo: Rubens Júnior afirmou que não deseja mais ser deputado federal; Josimar de Maranhãozinho confidencia ao mais próximos que vai voltar a ser deputado estadual aonde pretende ser presidente da Assembleia e por último, Márcio Jerry que tenta se viabilizar candidato a vice-governador, e caso não seja possivelmente vai para a reeleição.
Como citamos no início da nossa análise essa pode ser uma das disputas mais acirradas da história, por conta dos nomes que já se apresentaram como pré-candidatos como é o caso da ex-governadora Roseana Sarney e ex-senador Edinho Lobão.
A esses dois principais nomes acrescente-se os secretários do governo Dino: Felipe Camarão (Educação); Cleiton Noleto (Infraestrutura); Márcio Honaiser (Desenvolvimento Social); Jefferson Portela (Segurança Pública); além de Simplício Araújo que é atual suplente de deputado federal.
Faz-se necessário também citar os atuais deputados estaduais que já se posicionaram que irão disputar uma cadeira de deputado federal como é o caso de Duarte Júnior que foi o segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Luís, Neto Evangelista que foi o terceiro colocado, bem como Adriano Sarney, e Fábio Macedo.
O ex-prefeito de São Luis, caso não concorra ao governo do Estado pelo PSD é outro nome muito forte na disputa de deputado federal, além de Amanda Gentil filha do prefeito de Caxias e Roberto Rocha Júnior que é ex-vereador de São Luís Rocha Jr. e é a esperança do senador Roberto Rocha que perderá no ano que vem o cargo de senador. Fernando Braide, Irmão do prefeito Eduardo Braide é outro nome que se especula na capital do Estado.
A essa lista é preciso acrescentar a “superfavorita” e pode se dizer que tem vaga garantida na câmara dos deputados federais, a atual deputada estadual Detinha – como Josimar do Maranhãozinho vai concorrer a deputado estadual vislumbrando a cadeira de presidente da Assembleia Legislativa do Estado e já mostrou que elege quem ele apoia como candidato, Detinha (esposa) já pode reservar o paletó – a isso acrescente-se que com isso abre-se uma vaga de estadual para a cidade de Açailândia que pode ser da empresária Luiza do Friagro ou Xanddy Sampaio que já foi convidado a deixar o PP e se filiar no PL de Maranhãozinho – como Luiza dificilmente deixará a carreira de empresária, as chances de Sampaio aumentam. secretários Jefferson Portela
Imperatriz
A cidade de Imperatriz que sempre teve seus representantes na câmara dos deputados em Brasília decepcionou nas últimas eleições e não elegeu nenhum representante da cidade do Frei, conseguindo apenas uma suplência e com a eleição de Braide à prefeitura de São Luis, alçou o jovem Josivaldo JP a assumir uma cadeira de deputa federal – JP que deverá dividir com Cavalcante os votos dos evangélicos na cidade de Imperatriz, Açailândia e região concorre a reeleição.
Professor Marco Aurélio é outro imperatrizense que vem muito forte na disputa a deputado federal – candidato a prefeito nas últimas eleições, ficando na segunda colocação, Marco Aurélio disputará com Cleiton Noleto a maioria dos votos do eleitor de Imperatriz.
A
lista de candidatos a deputado federal pela cidade de Imperatriz é engrossada
pelos nomes de Sebastião Madeira que ex-deputado federal, ex-prefeito de
Imperatriz e concorreu as últimas eleições de prefeito, bem como Ildon Marques
também ex-prefeito e Daniel Fiim que nunca exerceu cargo político, mas
concorreu as últimas eleições de prefeito na cidade de Imperatriz e conquistou
uma ótima votação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário