sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Presidente da AGEMSUL representa o governador Carlos Brandão em evento de inauguração do Centro de Inovação Piquiá, em Açailândia.

 


O Centro de Inovação Piquiá instalado na UEMASUL Campus de Açailândia foi criado por professores e alunos no sentido de inspirar e conectar pessoas, territórios e conhecimentos, unindo a tradição e a tecnologia.

O Centro de Inovação, inaugurado na última quarta-feira, dia 29, tem como principal objetivo inspirar e conectar pessoas, territórios e conhecimentos, unindo tradição e tecnologia para criar caminhos de inovação que valorizem a diversidade e fortaleçam a Amazônia oriental

O Centro que leva uma homenagem à luta dos moradores de Piquiá de Baixo ainda visa, desenvolver e impulsionar soluções inovadoras por meio da ciência, tecnologia, saberes locais e tecnologias ancestrais, promovendo benefícios para comunidades, empresas e instituições parceiras.

O espaço foi construído com recursos do governo do Estado do Maranhão, através da AGEMSUL e parcerias com a prefeitura de Açailândia e o setor privado, envolvendo empresas como Vale, AVB, Suzano; além de parcerias como SESI, SENAI, SEBRAE e SENAC.


O Presidente da AGEMSUL Vagtônio Brandão ficou admirado e ao mesmo tempo, muito satisfeito em ter podido contribuir para este feito tão importante para o público universitário, bem como a população em geral de Açailândia e região.

“Este é um espaço criativo de pesquisa da UEMASUL apoiado pelo Governo do Estado, idealizado pela professora de engenharia civil, Jéssica Santos, que transformou uma ideia em um espaço criativo de pesquisa e novação para o uso da comunidade de Açailândia”, destacou a magnífica reitora da UEMASUL Luciléia Gonçalves.

A professora Jéssica idealizadora do projeto, buscou com esta ação tecnológica, também homenagear os antigos moradores de PIQUIÁ, que é a comunidade mais antiga de Açailândia, onde a própria

Este espaço da UEMASUL homenageou várias pessoas que lutaram e continuam lutando pelos moradores do antigo PIQUIÁ DE BAIXO, e agora o PIQUIÁ DA CONQUISTA, dentre elas, a jovem universitária em pedagogia, Antônia Flávia da Silva que conhece de perto essa luta, pois é filha de um dos líderes do movimento que culminou com garantias a todos os moradores.


Nenhum comentário: